“ Com o carteado proibido na concentração, os jogadores do Vasco distraíam-se fazendo um jogo de palavras. Cada um tinha de dizer pelo menos três nomes de frutas com cada letra do alfabeto.
Dé começou com a letra A e passou adiante para o atacante Jaburu declinar três frutas começadas por B.
A resposta não demorou:
- Banana, Bacate e Bacaxi! ”

Independente dos resultados das decisões dos estaduais, que acontecem daqui a algumas horas (escrevo esse troço por volta das cinco da madrugada do domingo, 04/05), o primeiro semestre do futebol brasileiro em 2008 já está praticamente definido. No Gauchão,o Inter só perde a taça se alguma coisa de muito bizarra acontecer daqui a pouco no Beira-Rio. Na terra dos Bôças, Luxa e seu argentino de estimação devem quebrar o jejum de títulos estaduais do Verdão (sem sotaque, por favor) que já dura desde 1996. Aliás, alguém duvida que depois dos 5x0 do primeiro jogo o Cruzeiro leva fácil no Mineirão? Ok, os deuses do futebol podem aprontar alguma e o Atlético-MG, vai saber, pode meter 6x0 e matar meia-dúzia do coração! Duvido.
* * *
E o Carioca? Haja saco pra aturar um campeonato mais retardado que o desse ano, não? Quem foi o gênio que inventou que os times grandes (trataremos o Botafogo como um deles, embora não seja) não poderiam jogar partidas fora de casa? No mínimo, ridículo. Daí, somos agraciados com um campeonato chato, sem surpresa alguma. Acho que ficou claro pra todo mundo que tanto o FLU quanto o ‘Império do Mal’ estavam com a cabeça no mata-mata e na altitude dos jogos da Libertadores e que sobraria à Vasco e Botafogo a tarefa de levar o Carioca 2008 à sério. Entre os pequenos nenhuma surpresa. A não ser pela queda do América para a segunda divisão. Se bem que na atual conjuntura, qualquer um dos pequenos que caísse para a Série B não espantaria. As trapalhadas e jogadas criminosas de Eurico & Cia. garantiram ao Rio o futebol mais previsível e medíocre do Brasil. Independente de quem leve no Maracanã: Esse Estadual, a meu ver, podia ser apagado da história. Assim como mais uma meia-dúzia de uns anos pra cá. Nem as musiquinhas que a Globo tentou, durante toda a competição, sincronizar com o coro das arquibancadas salvou.
Ok, ainda tem a Copa do Brasil. Me arrisco! O campeão da Copa do Brasil será o Corinthians... de Alagoas! Duvido que Corinthians Paulista e Vasco consigam alguma coisa. O primeiro porque se encontra pressionado por sua torcida (ô, povo estranho...) por causa do rebaixamento no Brasileiro do ano passado e tem de mostrar serviço. E como não dispõe de um time que possamos chamar de... de time mesmo, fica complicado. Nem a goleada sobre o Goiás semana passada me fez mudar de idéia. Já o Vasco não deve arranjar nada, simplesmente, porque é ruim mesmo. Como meu FLUZÃO não disputa essa Copa do Brasil, vou deixar ela pra lá e passarei pra assunto mais interessante.
* * *
Sinceramente, duvidei que os cariocas fossem passar pra fase de mata-mata da Libertadores. E o pior é que passaram com certa facilidade. Com direito a primeiro lugar em seus grupos e o Tricolor no primeiro lugar geral! Só que os times cariocas têm problemas a serem resolvidos para as próximas fases (essa já ta no esquema, só catástrofes bisonhas tiram qualquer um dos dois). O FLUZÃO luta contra um autêntico desmanche de seu elenco caríssimo (...): Quem não está esquecendo de como se joga bola (leia-se Washington) ou está se machucando, está impedido de atuar por algum motivo que seja; do mais complicado (Dodô) de se resolver ao mais bizarro (Leandro Amaral – continuo afirmando que esse sujeito não fica no Vasco sob hipótese alguma). Já o ‘Império do Mal’, vai ter de se virar sem Joel ‘Só Cana’ que parte rumo à África (não volta tão cedo, hein?) logo após a decisão do Estadual (que é daqui a pouco). Geninho não segura a onda, nem adianta. O problema, para ambos, é que daqui pra frente na Libertadores é papo de São Paulo, Boca e afins. Já viu, né?
* * *
E o Fenômeno, hein? Foi só o ‘Império do Mal’ entrar na vida do cara pra coisa desandar... Como é que um sujeito que fatura milhões por ano, é embaixador da Unicef pra seja lá o que for no meio da guerra, adorado por crianças do mundo todo, com as mulheres mais incríveis do planeta a seus pés dá um mole daqueles??? Fala sério! Não é possível que o Fenômeno (só se for em matéria de bizarrice) não tinha um jeito menos idiota de dar vazão a suas taras! Três travecos ao mesmo tempo? Seria trágico se não fosse absurdamente cômico!!! O que mais tem por aí é jogador de futebol fazendo absurdos de todo tipo, concordo. Mas dar um vacilo desses é demais! Se ele mandou ou não o traveco comprar pó, se bebeu, se fumou, enfim, nada disso vai apagar o fato de que o Fenômeno (deve ser mesmo... três ao mesmo tempo????) foi pego com três travecos num quarto de motel! Nessa confusão toda o cara já perdeu contratos de patrocínio, a namorada (ok, ele arruma outra fácil) e o respeito de um planeta inteiro! E enquanto o Fenômeno cai em profunda depressão em uma de suas mansões, a travesti vai ser estrela de filme pornô, escrever biografia (qualquer anta escreve livros hoje em dia...) e aparecer em tudo quanto é programa de TV que se prestar e entrevistá-la. Mundinho complicado esse, não? De novo: Foi só o ‘Império do Mal’ entrar na vida do cara pra coisa desandar...
* * *
Enfim, essa é a primeira vez que escrevo a respeito de futebol. E sendo que não sei escrever direito a respeito de coisa alguma, imagino que tenha ficado horrível. O pior é que gostei (só eu, imagino)! E como não sei quando vou escrever esse treco de novo, me arrisco a dar uma de Milton Neves por agora mesmo: Palmeiras, São Paulo, Santos e Cruzeiro chegam no Brasileirão como favoritos! Já na Segundona... Uma caixa de Brhama Extra como o corinthians não sobe de jeito nenhum! Alguém topa a aposta?
Até.