domingo, 24 de outubro de 2010

Jello Biafra, ex-líder dos Dead kenndys no Brasil!

Faz algum tempo, o público brasileiro se deparou com a notícia de que uma das figuras mais importantes do Punk Rock estava de malas prontas para nosso país. Pois é, Jello Biafra, líder e cérebro por trás da lenda Dead Kennedys viria ao Brasil para uma série de shows! Mas que diabos era, afinal de contas, essa tal de Guantanamo School of Medicine??? Ok, bastava saber que Jello Biafra viria ao Brasil. Já estava bom, certo? Sim. Mas ao menos este que vos escreve, não fazia idéia do que esperar. A idéia de uma visita do cara se mostrava como o fehcamento de um ciclo, ou coisa que o valha. Ao menos pra quem ficou com a sensasão estranha (não que tenha sido ruin...) depois dos shows da tal DK Kennedys. Vai saber o que esperar...

De fato, um dos nomes mais emblemáticos da história do Punk Rock em todos os tempos é sem dúvida Jello Biafra! Nascido no ano 1958 no Estado americano do Colorado, Eric Boucher “deu entrada” no meio musical como rodie da banda The Ravers, em 1977. Mais tarde, adotaria o apelido que o acompanha até hoje. Em 78 Jello, repondendo um anuncio do futuro companheiro de banda, o guitarrista Esat Bay Ray, entraria para a então recém-surgida Dead Kennedys. Pois é, pode se dizer que, a partir daí, o Punk Rock nunca mais foi o mesmo! A inabilidade em manusear um instrumento e cantar simultaneamente não foi capaz de conter o enfurecido Jello Biafra! Em suas letras, o então estudante de artes cênicas e fascinado por política e relações internacionais, cuspia ferozmente contra os governantes norte-americanos e a postura dos EUA diante do terceiro mundo.

Os alvos preferidos foram, sem dúvidas, o governador da California Jerry Brown e o Presidente Ronald Reagan. As músicas “California Ubber Alles” e “We've Got A Bigger Problem Now” eram dirigidas a eles, respectivamente. Sendo a segunda uma espécie de versão (muito legal por sinal) da primeira. Mas estes não eram os únicos alvos de Jello! “Nazi Punks Fuck Off”, “MTV Get Off the Air” dão uma pista, certo? Não há como negar a veia política e o discursso contundente que fez dos Dead Kennedys, e das letras de Jello Biafra, referência para qualquer criatura no planeta que tenha o mínimo de envolvimento com Punk Rock. Álbuns lançados pela banda como ”Frankenchrist”, "In God We Trust, Inc." e o maior clássico de todos, "Fresh Fruit for Rotting Vegetables" (uma paulada atrás da outra, sem dó!), traduziam perfeitamente o espírito de protesto, na maioria das vezes, bem humorado, característico do Punk Rock e do Hardcore. Musicalmente, os caras tiveram a audácia de cruzar o recém-nascido Punk Rock com pitadas generosas de Coutry e Jazz. Ficando, tecnicamente, anos luz a frente de boa parte de seus colegas de anos 1970! Porém, no final das contas o resultado era um Hardcore poderosos, rápido, direto e irresistível!

Os Dead Kennedys ficaram juntos até meados de 1986. A banda se separou enquanto Jello era processado. A acusação? “Distribuir material ofensivo a menores de idade”; problema surgido com o lançmento do, já citado, álbum "Frankenchrist" (o encarte continha a reprodução da obra Landscape XX (Penis Landscape) de H.R. Giger. Dá pra imaginar do que se tratava, não? Nem a separação da banda, nem os problemas com polícia e justiça foram capazes de calar Jello Biafra. O cara continuou gravando, escrevendo para outros artistas e participando ativamente de movimentos políticos em seu país. Fora isso, o cara ainda encontrou tempo para montar seu próprio selo, o Alternative Tentacles (que conta com lançmentos, inclusive, da brasileira Ratos de Porão – de quem Jello é fã declarado), isso sem contar uma série de particpações em filmes, programas de TV, um trabalho no formato spoken word, enfim; afinal de contas, não dá pra esperar menos de um sujeito capaz de se candidatar a prefeito de San Francisco com a seguinte plataforma: vestir os políticos de palhaço (ficou em quarto lugar...)!

Tantos projetos (musicais ou não), de alguma forma, fazem sentido. Jello Biafra dá mostras de ser incansável, estar sempre tramando algo. Independente por natureza, se viu novamente no banco dos réus, dessa vez processado pela própria ex-banda, que o acusava de desviar direitos autorais das músicas dos Dead Kennedys. Os ex-companherios de Jello acabaram ganhando a causa na justiça. Surgiriam novamente em 2001 com o nome de DK Kennedys e um substituto para a vaga de Jello Biafra no vocal. Essa tour passaria pelo Brasil no mesmo ano, com direito a show no Rio de janeiro que este que vos escreve pode conferir (ok, não era o Dead Kenndys completo, mas foi um belo show... apesar da sensação estranha de que falei no começo)!

Nem assim o cara sossegou! Uma penca de projetos se sucederam. No ano passado, Jello Biafra monta uma nova banda para se apresentar nas comemorações de seu quiquagésimo aniversário. A The Guantanamo School of Medicine começou contando com nada mais nada menos que Billy Gould (Faith no More) no baixo! Gravaram um excelente disco de estréia chamado “The Audacity of Hype”. Nele, Jello mostra que está em ótima forma e que ainda consegue brindar o público com músicas matadoras! ”Stregth Thru Shopping” e ”The Terror of Tinytown” são dois ótimos exemplos! E é basicamente esse show que nós cariocas veremos na primeira semana de novembro!

Sai Billy Gould (que voltou para o Faith no More – e passou pelo Brasil ano passado), entra Andrew Weiss (Rollins Band) no baixo. Completam o time o guitarrista Ralph Spight (Victms Family) e Jon Weiss, irmão de Andrew na bateria. É eese povo que em novembro desembarca no Brasil para uma série de shows (alguns deles ao lado da lendária Ratos de Porão, parceiros de Biafra)! Jello, na verdade, já esteve no Brasil em outra ocasião: durante a conferência Rio Eco 92 o cara desembarcou por aqui e fez barulho junto com os mesmos Ratos de Porão no Circo Voador (quem viu isso, garante que não esquecerá jamais!). Para os que, como eu, só tiveram a oportunidade de assistir dos DK Kennedys, sem Jello e envoltos em um clima de desconfiança em 2001, é a grande oportunidade de ver diante de nossos olhos a maior lenda viva da história do Punk Rock!

Rafael A.


Links:
Site não oficial: www.jellobiafra.org
Alternative Tentacles (selo de Jello Biafra): www.alternativetentacles.com/
The Guantanamo School of Medicine: www.myspace.com/jellobiafraandthegsm



Vídeos:

Jello Biafra & The Guantanamo School of Medicine - Strength Thru Shopping:




Jello Biafra and the Guantanamo School of Medicine - "Holiday in Cambodia" (Dead Kennedys):

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá aprendendo mesmo, rapá!
Os posts tão melhorando!
Rodolfo

Leia também: