domingo, 30 de junho de 2013

Rock Alternativo no Rock na Garagem!!!



Rock na Garagem #27
29/06/2013
Metallica Pub (Porto Novo, São Gonçalo/RJ)
SCARLET MONKEY FLOWERS – OLD KITCHEN – RESISTÊNCIA – TAKE MIL

E chegamos a vigésima sétima edição de nosso Rock na Garagem! A edição de junho do evento, dedicada ao Rock Alternativo e seus subgêneros, reuniria quatro bandas no Metallica Pub na noite de ontem... E o que começou de forma meio estranha, acabou sendo uma noite bem divertida que terminou com a sensação de dever cumprido. Ao menos a nossa parte, foi feita. Vamos ao que rolou?

Primeiro vamos à parte boa! A noite começou com uma grata surpresa! A novata Take Mil fez as honras e abriu os trabalhos no Metallica Pub, ainda pra uma galera pequena. Ao longo do show da galera da Take Mil, as pessoas começavam a chegar e clima ia ficando bacana! E enquanto o povo chegava, a Take Mil mostrava um Rock Alternativo com claríssimas influ6encias de L7, Sonic Youth e outros nomes do Rock dos anos noventa! Show bem bacana e, como disse, uma grata surpresa! Ponto pra eles! Após um intervalo com os sons da discotecagem rolando, e já com um público bacana no Metallica Pub, foi a vez da Scarlet Monkey Flowers (foto) fazer seu show. E que show! Energia pura e uma sonoridade que, mais uma vez, remeteu a nomes do cenário alternativo da década de noventa! Power Trio explorando temas instrumentais e climas viajantes! Muito bom mesmo! Sim mas... e as outras duas bandas? Boa pergunta...

...

Hoje pela manhã, vi que havia chegado ontem (já depois da hora marcada para o início do evento) em nosso e-mail, uma mensagem da banda Old Kitchen dando conta de problemas de ordem pessoal por parte de um de seus integrantes. Preferimos acreditar, sinceramente, que de fato a banda foi impedida de se apresentar pelos motivos expostos no e-mail enviado. Já a banda Resistência, até o momento (esta resenha está sendo redigida na tarde de domingo), não se manifestou. O estranho é que a mesma banda Resistência havia sido escalada para a edição de abril do evento. Não se apresentaram alegando problemas de horário de um de seus integrantes. Pediram uma nova oportunidade. A oportunidade foi dada, foram convidados para a edição de ontem do RG e, mais uma vez, nada de show... Uma pena, não?

O equipamento passado à todas as bandas estava disponível na casa conforme acordado há mais de um mês. O trabalho de divulgação foi feito conforme prometido aos artistas. No mesmo período, mensagens de e-mail e via Facebook (às bandas que se deram ao trbalho de nos adicionar para menter um contato mais direto e constante, conforme solicitamos) foram enviadas ressaltando não só a questão do horário, mas também o fato do evento estar confirmado, sem nenhuma alteração quanto ao que havia sido fechado com as quatro bandas. Era do conhecimento de todos que o bom andamento do evento dependia não só da produção, mas de todos os envolvidos. E todos tinham contato via telefone com a produção para eventuais emergências. Em momento algum o telefone em questão tocou.... Mais uma vez: Uma pena. Nossa parte foi feita.

...

De nossa parte, só o que podemos fazer é nos desculpar com quem foi até o Metallica Pub para conferir quatro shows, e só assistiu a dois. Dois ótimos shows, claro, mas gostaríamos que todas as bandas tivessem tocado... Porém, as duas bandas que se apresentaram, Scarlet Monkey Flowers e Take Mil, fizeram ótimas apresentações! Fica aqui o registro de nossa gratidão não só pelos belos espetáculos que proporcionaram, mas por honrarem nosso combinado e por respeitarem ,acima de tudo, o público que foi até o Metallica Pub na noite de ontem! Nos vemos dia 20/07, na vigésima oitava edição do Rock na Garagem! Até lá!

Rafael A.

Mais fotos do Rock na Garagem na página do evento no Facebook.
fotos: Rafael A. / Latitude Zero Prod.

Confira a Scarlet Monkey Flowers no Rock na Garagem! Em nosso canal no Youtube:

SupreMa disponibiliza aplicativo para celular


A banda SupreMa (foto) apareceu com novidades recentemente! Os paulistanos acabam de disponibilizar um aplicativo para celulares com plataforma Android. A partir de agora os fãs da SupreMa podem carregar em seus telefones um aplicativo interativo com músicas, fotos, vídeos, biografia, notícias, agenda de shows e links. A banda continua com sua Traumatic Scenes Tour 2013, divulgando seu mais recente trabalho. Para Baixar gratuitamente o novo aplicativo, visite o link. E para saber mais sobre a banda, confira o site do grupo.

Rafael A.

sábado, 29 de junho de 2013

Hoje é dia de Metallica Pub!



Daqui a pouco rola a vigésima sétima edição do Rock na Garagem! O evento promovido pela Latitude Zero Prod. leva ao Metallica Pub uma noite recheada de Indie, Grunge e Rock Alternativo! E uma das atrações mais aguardadas é a gonçalense Scarlet Monkey Flowers (foto), que encerra o evento!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: Rafael A. / Latitude Zero Prod.

Coletânea Virtual PATCH! Vol.5 no ar!



No ar o volume cinco da Coletânea Virtual PATCH! Dessa vez, só bandas brasileiras figurando nas vinte faixas que vão do Grindcore à Surf Music, passando por Indie Rock, Hard Rock e outros! E tem bandas de todos os cantos do país! De Boa Vista/RR a Sapucaia do Sul/RS! Disponível para audições e download gratuitos em nossa página no Purevolume! E fiquem ligados que vem aí o volume seis! Em breve!


Track List:
01. Protesto Suburbano (Macaé/RJ) :: “Resistência Pacífica”
02. Infecção Raivosa (São Paulo/SP) :: “Reze Por Nós”
03. Orrör (Rio de Janeiro/RJ) :: “Dengue”
04. Lapso de Insanidade (Sapucaia do Sul/RS) :: “Minha Geração”
05. Visco (Juiz de Fora/MG) :: “Pra Variar”
06. Imóvel (Volta Redonda/RJ) :: “Made in Brasil”
07. Strato Feelings (Joinville/SC) :: “Pororoca Surf”
08. Klethus (Boa Vista/RR) :: “1976-2001”
09. Isidoro Pilsen (Porto Alegre/RS) :: “Dos Olhos Pra Fora”
10. Xande McLeite (São Gonçalo/RJ) :: “Primeiro de Maio”
11. Frogslake (São Gonçalo/RJ) :: “Plastic Drugs”
12. Calibre (Porto Alegre) :: “O Jogo”
13. Obscene Capital (Rio de Janeiro/RJ) :: “Submergentes”
14. D.A.D (Rio de Janeiro/RJ) :: “Nekromantic”
15. Inércia (São Gonçalo/RJ) :: “Manifesto” (vr.II)
16. Mezatrio (Manaus) :: “Crediário”
17. Stone House on Fire (Volta Redonda/RJ) :: “One Bullet and a Pair of Hands”
18. The Sorry Shop (Rio Grande/RS) :: “Bloody, Fuzzy, Cozy”
19. Xarles Xavier (São Gonçalo/RJ) :: “Tudo Certo” (vr.demo)
20. Anti-Quadros (João Pessoa/PB) :: “Pedras de Dor”

Disponível para audições e download gratuitos no link.


Apoio:
Feira Moderna Zine
Metallica Pub
Culturaarteen
Moto Rock Clube
Gasper Tattoo Studio

Lançamento:
Latitude Zero Prod.

Rock na Garagem logo mais no Metallica Pub!


É hoje! O Rock Alternativo toma conta do Metallica Pub em mais uma edição do Rock Na Garagem! Quatro bandas se apresentam na vigésima sétima edição do evento: Scarlet Monkey Flowers, Old Kitchen (foto), Resistência e Take Mil De quebra, tem especial em dose dupla na discotecagem: Violeta de Outono e a clássica coletânea brasiliense Rumores são os homenageados desta edição do Rock Na Garagem! O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca! Nos vemos lá!
Latitude Zero Prod.



29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: Rafael A. / /Latitude Zero Prod.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Siege Of Hate e Statik Majik na Europa


As bandas brasileiras Siege Of Hate (foto) e Statik Majik, de Death/Grind e Stoner/Metal respectivamente, estão de malas prontas para a Europa! Bruno Gabai, guitarra e vocal do Siege Of Hate declarou: “É uma nova oportunidade de interagir com Metalheads e Punks de diferentes países, interagir com novas culturas e expandir os horizontes da música barulhenta de qualidade feita no Brasil. De uma forma geral, esperamos consolidar a divulgação de nosso trabalho na Europa, atingir novos públicos, divulgar bastante o novo CD, interagir com bandas dos outros países e principalmente com o público Metal europeu, com o qual tivemos menos contato na turnê de 2009”! Mais sobre a tour dos brasileiros, que rola em outubro, no link.

Rafael A.

foto: divulgação

Amanhã tem Rock na Garagem no Metallica Pub


É amanhã! Tem Rock Na Garagem no Metallica Pub! E o som alternativo da Scarlet Monkey Flowers (foto) toma conta do evento pela primeira vez! Um dos nomes mais bacanas surgidos no Rock de nossa Região nos últimos tempos vai fazer barulho no Metallica Pub! Completam o time as bandas Resistência, Take Mil e Old Kitchen e a discotecagem que homenageia a clássica banda paulistana Violeta de Outono e a Coletânea Rumores! É grátis, é amanhã e não tem desculpa pra ficar em casa, ok? Imperdível! O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: Rafael A. / Latitude Zero Prod.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Velocetts lança novo trabalho


A banda gaúcha Velocetts (foto) está de disco novo disponível pra galera na internet! Batizado de Diferenças e Virtudes, o novo trabalho traz dez faixas e está disponível para download gratuito na página da banda no SoundCloud! Detalhe interessante? Os caras produziram uma arte para cada uma das dez canções que compõe o novo álbum: foto, pintura, ilustração e por aí vai!Todas estas artes vem no encarte do novo trabalho! Cada uma delas, inclusive, virou botton! Criatividade é sempre bem vinda, né? Conheça a banda no link.

Rafael A.

foto: divulgação

Indie Rock neste sábado no Rock na Garagem


Tá chegando! Sábado é dia de Rock Na Garagem! E o Metallica Pub recebe pela primeira vez a banda carioca Old Kitchen (foto)! O Indie Rock de primeiríssima qualidade desses cariocas pisa pela primeira vez em São Gonçalo/RJ e é uma das atrações mais aguardadas da vigésima sétima edição do evento da Latitude Zero Prod. na casa gonçalense!! Ainda não conhece o som da Old Kitchen? Se liga no link, ok? O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: divulgação

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Shadowside no interior paulista em julho


A banda santista Shadowside (foto) faz show no interoir paulista, no município de Limeira, mês que vem! Dani Nolden (vocal), Raphael Mattos (guitarrista), Fabio Carito (baixo) e Fabio Buitvidas (baterista) são a principal atração do Ruiari Festival, que também recebe shows de SupreMa, Massacre, Vulcano, Em Ruinas e Attomicarola no dia 27 no Centro de Eventos Municipal de Limeira. A banda recentemente, excursionou pela Europa ao lado de Gamma Ray e Helloween! O Ruiari Festival acontece dia 27 de julho, a partir das 13h no Centro de Eventos Municipal de Limeira. A entrada 1 litro de leite ou 1kg de ração para cão ou gato. Infos no link.

Rafael A.

foto: divulgação

É sábado! Rock Alternativo no Metallica Pub


Sábado acontece a vigésima sétima edição do Rock na Garagem! Quatro bandas invadem o Metallica Pub e atacam de Grunge, Indie e Rock Alternativo! E tem show com os caras da banda Resistência (foto)! Influências mais que escancaradas de bandas como Mudhoney, Pearl Jam e, principalmente, Nirvana! É som de Seattle rolando em São Gonçalo! Não Perca! O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: Rafael A./ Latitude Zero Prod.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Suplemento Literário Acre #1


Suplemento Literário Acre #1
(½ A4, xerocado, 20 págs. / JAN/MAR/2012)

Publicação carioca reunindo poesias, artigos, dicas literárias e contatos para trocas de materiais independentes entre outros! Este primeiro número do Suplemento Literário Acre é uma excelente pedida pra quem quer conhecer um pouco do que rola no meio independente Brasil afora, mais especificamente no meio literário underground. Ótimos trabalhos de gente muito talentosa te esperam nas páginas desta publicação carioca! Lançado em janeiro do ano passado, havia uma edição prevista para abril do mesmo ano. Não exite em fazer contato e ficar po dentro das últimas edições!

Rafael A.

Contatos com o Suplemento Literário Acre por e-mail.

Hellish War libera nova música


A banda de Heavy Metal Hellsih War (foto) liberou recentemente mais uma faixa que fará parte de seu próximo álbum de estúdio! "Masters Of Wreckage" é o nome da nova canção! Além dela, faixas como "Keep It Hellish", "The Challenge", "Reflects On The Blade", "Fire And Killing", "Scars (Underneath Your Skin)” e "Phanton Ship" estarão presentes em Keep It Hellish, sucessor do aclamado Live In Germany! O show de lançamento do novo álbum da banda está marcado para o dia 13/07, dia mundial do Rock, em Campinas/SP. Quer ouvir o novo som do Hellsih War? Se liga no link.

Rafael A.

foto: divulgação

Expo Zine e festa Junkie Session na Lapa!



Expo Zine / Junkie Box
22/06/2013
Lapa (Rio de Janeiro/RJ)

Fanzines, publicações independentes e galera fazendo um som? É com o FMZ mesmo! Pode chamar que a gente vai! E foi assim no último sábado, quando este que vos escreve partiu pra Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro pra conferir a Expo Zine, evento que rolou dentro de mais uma edição da festa Junkie Sesison!

Sempre realizada nos arredores da Lapa, a festa dessa vez aconteceu em um espaço que, ao menos o FMZ, nunca havia visitado. Lugar legal, localizado bem debaixo dos Arcos da Lapa e com clima bacana! Festa rolando no primeiro andar e banquinhas com fanzines (foto) no segundo andar, onde também rolava um som! A mostra de fanzines dessa vez ficou por conta de nós do FMZ e do fanzine carioca Human Distressed Zine. E enquanto a galera conferia os zines, lá embaixo o som rolava com direito a jam session e tudo!

Não deu pra ficar até o final do evento. Sendo assim, não tem como falar muito dos shows que rolaram. Quando saí a primeira atração ainda estava rolando por lá! O caminho pra casa era longo, e a julgar pela disposição do pessoal a coisa provavelmente rolou até de manhã. De qualquer forma, fiquem ligados nas próximas edições da Junkie Session, ok? Vale a pena conferir!

Rafael A.

Mais fotos da Expo Zine e Junkie Session em nosso perfil no Facebook.
fotos: Rafael A./ Latitude Zero Prod.

Clássicos do BRock 80 no Rock na Garagem


Sábado é dia de Rock Na Garagem no Metallica Pub! Edição recheada de Rock Alternativo, Grunge e Indie Rock com quatro super shows! E tem discotecagem mais que especial! A clássica coletânea Rumores é uma das homenageadas da noite! O disco que trouxe à tona nomes com Escola de Escândalos, Finis Africae e Detrito Federal (foto) foi relançado recentemente para delírio dos fãs das raízes do BRock 80! O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: divulgação

segunda-feira, 24 de junho de 2013

SupreMa em tour pelo Brasil


A banda paulistana SupreMa (foto) dá continuidade a sua mai nova turnê! A Traumatic Scenes Tour 2013 divulga o novo álbum do grupo e promete levar a todos os cantos do país a mega estrutura do show de lançamento do álbum ocorrido, recentemente, em São Paulo. Dia 27 de Julho a banda se apresenta em Limeira/SP, no dia seguinte é a vez de Jundiaí/SP. Já em agosto, é a vez de Caruarú/PE, no dia 31. E dia 01 de setembro tem SupreMa em Maceio/AL. Quer saber mais sobre a banda e ficar por dentro das datas de shows? Se liga no link.

Rafael A.

Rock na Garagem de junho! Tá chegando...


É no próximo sábado! Edição de número vinte e sete do Rock Na Garagem rolando no Metallica Pub, em São Gonçalo/RJ! Scarlet Monkey Flowers, Old Kitchen, Resistência e Take Mil! E rola discotecagem com especial em dose dupla! Violeta de Outono (foto), o nome mais importante do Rock Psicodélico nacional e um dos maiores do BRock 80 é um de nossos homenageados! Não perca! O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

foto: divulgação

domingo, 23 de junho de 2013

Rock na Garagem sábado que vem


Sábado que vem é dia de Rock Na Garagem no Metallica Pub! O evento promovido pela Latitude Zero Prod. ataca de Rock Alternativo, Grunge Rock & Afins! Os sons alternativos tomam conta do Metallica Pub em edição que homenageia a clássica Violeta de Outono e Coletânea Rumores (foto) na discotecagem! Fazendo barulho Scarlet Monkey Flowers, Old Kitchen, Resistência e Take Mil O Metallica Pub fica na Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ! Rola a partir das 17h e a a entrada é franca!

Latitude Zero Prod.


29 de junho :: sábado :: 17h
Rock na Garagem – Edição #27
Shows: SCARLET MONKEY FLOWERSOLD KITCHENRESISTÊNCIATAKE MIL + discotecagem: Rafael A. (especiais Violeta de Outono & Rumores)
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocínio, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos 

foto: divulgação

sábado, 22 de junho de 2013

Hardcore paulistano na PATCH!


Pancadaria da melhor qualidade, letras críticas e o peso do Metal aliado à velocidade do Hardcore! Essa é a banda Infecção Raivosa (foto) que aparece na PATCH! Vol.5 com a pedrada “Reze Por Nós”! Uma senhora banda representando o Hardcore paulistano em nossa compilação! Está no ar! O volume cinco da PATCH! já é o mais ouvido e baixado dentre todos os outros lançados até aqui! A Coletânea Virtual PATCH! está disponível para audições e download gratuitos na página da Latitude Zero Prod. no site Purevolume! Ouça, baixe, espalhe por aí! E fique ligado que o volume seis sai em julho!!!

Track List:
01. Protesto Suburbano (Macaé/RJ) :: “Resistência Pacífica”
02. Infecção Raivosa (São Paulo/SP) :: “Reze Por Nós”
03. Orrör (Rio de Janeiro/RJ) :: “Dengue”
04. Lapso de Insanidade (Sapucaia do Sul/RS) :: “Minha Geração”
05. Visco (Juiz de Fora/MG) :: “Pra Variar”
06. Imóvel (Volta Redonda/RJ) :: “Made in Brasil”
07. Strato Feelings (Joinville/SC) :: “Pororoca Surf”
08. Klethus (Boa Vista/RR) :: “1976-2001”
09. Isidoro Pilsen (Porto Alegre/RS) :: “Dos Olhos Pra Fora”
10. Xande McLeite (São Gonçalo/RJ) :: “Primeiro de Maio”
11. Frogslake (São Gonçalo/RJ) :: “Plastic Drugs”
12. Calibre (Porto Alegre) :: “O Jogo”
13. Obscene Capital (Rio de Janeiro/RJ) :: “Submergentes”
14. D.A.D (Rio de Janeiro/RJ) :: “Nekromantic”
15. Inércia (São Gonçalo/RJ) :: “Manifesto” (vr.II)
16. Mezatrio (Manaus) :: “Crediário”
17. Stone House on Fire (Volta Redonda/RJ) :: “One Bullet and a Pair of Hands”
18. The Sorry Shop (Rio Grande/RS) :: “Bloody, Fuzzy, Cozy”
19. Xarles Xavier (São Gonçalo/RJ) :: “Tudo Certo” (vr.demo)
20. Anti-Quadros (João Pessoa/PB) :: “Pedras de Dor”

Confira Infecção Raivosa na Coletânea Virtual PATCH! Vol.5:
Ouça e baixe a PATCH! Vol.5 no link.

Evento do Coletivo Araribóia Rock em julho


Tem festa pelo dia mundial do Rock no Espaço Convés em julho! O Coletivo Araribóia Rock reúne bandas e a galera para celebrar a data no dia 13 de julho, a partir das 22h. No palco da casa localizada no bairro do Gragoatá as bandas Mad-C, The Fraktal, Mirah, Nardones (foto) e Os Clodoaldos se apresentam no evento que conta com o apoio aqui do FMZ. E tem promoção pra quem der as caras com camisa de banda! Quem estiver devidamente trajado paga R$10, já quem não estiver terá de desembolsar R$20 pra conferir a festa! O Espaço Convés fica na Rua Coronel Tamarindo, 137, Gragoatá, Niterói/RJ. Infos no link.

Rafael A.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Curas, Saídas e Chamados


Há caminhos para uma vida rica, desafiadora e enriquecedora. Há a possibilidade de se aceitar e vivenciar a crença e a descrença de forma plena. Aceitando as chances de erro e de engano por pura ingenuidade. Como um gol que se perde por puro preciosismo. Ou quem sabe caminhar entre as tais crenças e descrenças aceitando ambas. Vivendo cada uma da forma mais simples e pura possível... Porém, há quem escolha o caminho mais sofrido, mais cruel e hipócrita. Não, quase nunca tem a ver com fé. A crença e a fé podem se distanciar drasticamente quando aceitamos verdades, constatações sóbrias a respeito do que tememos ser frágil. E se, no fundo, sabemos da fragilidade das coisas a nossa volta (me refiro às reais... e às irreais também). Porque não aceitar navegar entre dúvidas e possibilidades? Por que excluir opções e abraçar a saída mais covarde, mais simples e notadamente falha? … Ninguém precisa confessar, ofertar ou abdicar de sua vida em benefício de causa alheia. Entendendo todos como iguais, se vai a predileção, ou eleição, ou seja lá o que for. Sobram pessoas. Igualmente frágeis, falhas e amedrontadas. O que sobra, o troco, é pura maldade. Se entregar por medo, ingenuidade ou vaidade é patético demais pra qualquer um de nós.

Rafael A.

Mostra de fanzines na Junkie Sessions de amanhã


Amanhã é dia de festa Junkie Sessions na Lapa carioca! E tem mostra de fanzines rolando dentro do evento que toma conta do bairro boêmio carioca! As mais diversas vertentes das publicações independentes se encontram e oferecem um prato cheio pra galera que curte fanzines e cultura alternativa! E o FMZ (foto) vai estar lá! Durante a festa, rolam também shows, discotecagem, jam session e sarau de poesia! A Junkie Sessions acontece amanhã, a partir das 22h. E o endereço é Rua Mem de Sá, 100, Lapa, Rio de Janeiro/RJ. Infos no link.

Rafael A.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Seja um colaborador do Feira Moderna Zine


Continuamos à procura de colaboradores! Do ano passado pra cá surgiu uma galera afim de participar e ótimas contribuições para a versão online do Feira Moderna Zine! Mas queremos mais, muito mais! Vale de tudo: crônicas, poesias, artigos, resenhas de shows, notícias, resenha da demos (desde que a banda não seja a sua, claro..hehe) e o que mais te der na cabeça, ok? Interessados devem entrar em contato unicamente através de nosso e-mail: latitudezeroprod@yahoo.com.br O espeço está aberto! Participem!

Latitude Zero Prod.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Reboco Caído #16


Reboco Caído #16
(12 págs., pb, xerocado)

Número do grande Roboco Caído Zine! Ok, já falamos dele nas duas últimas semanas, né? A ideia é justamente essa: não só divulgar publicações independentes das mais variadas procedências nas noites de terça aqui no FMZ, mas também ocntar um pouco de suas trajetórias. E, de alguma foram, mapear a produção de publicações underground afora! Neste número, Fabio da Silva Barbosa brinda os leitores com um bate papo com o fanzineiro e produtor Jaison Placinsch (já falamos dele aqui também), artigos a cargo de Panda Reis, Mahmud Darwich e muito mais! Mais uma vez: Recomendamos!!!
Rafael A.

Contatos com Reboco Caído Zine no Facebook.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Veja bem...



Este artigo está sendo redigido na manhã do dia 15/06, sábado. Um dia depois da manifestação no Centro de Niterói, ok? Na verdade, o FMZ já havia se manifestado a respeito na manhã de quinta-feira (14/06), horas antes do protesto nas ruas do Centro do Rio. Na ocasião, foi postado no perfil do fanzine no Facebook: “...façam o que seus corações mandarem...” Tudo bem que pouca gente parece ter entendido do que se tratava. Mesmo com a letra de uma canção do Bad Religion que versa sobre manipulação de massas e tal...


Seja como for, na mesma manhã, um debate (altamente saudável, fundamental diria) no grupo Rio de Janeiro Hardcore, no mesmo Facebook, colocava em pauta a participação do meio underground nesse tipo de questão (rolaram outras trocas de ideia também, igualmente saudáveis). Entendendo que o debate é, sim, importante, colocarei a seguir algumas impressões a respeito do que venho lendo e presenciando. Dentre as manifestações ocorridas na Região do Grande Rio, o FMZ esteve presente em uma, em Niterói. Não para apoiar, ou recriminar (os leitores entenderão o que quero dizer mais adiante). Mas para tirar conclusões que só poderiam ser tiradas por quem está na rua. Sentindo o clima e, de alguma forma, participando.

...

A situação com relação aos protestos, inicialmente por conta do aumento das passagens de ônibus, no meu entender se encontra da seguinte forma: entre `feicebuquianos' inflamados e embebidos de um espírito dito democrático, Jabor cuspindo duas horas de merda em dois minutos de fala (só pra variar), lideranças 'político-partidárias-estudantis' rindo a toa e o povo petista sem saber se aplaude ou taca pedra (por enquanto...). Sem contar a questão do vinagre, claro!!! É basicamente isso, no meu entender...


A verdade é que todos nós músicos, artistas, fanzineiros, poetas, produtores, agitadores culturais e demais criaturas que habitam o underground já sonhávamos com um momento assim, e fazia muito tempo. Molecada na rua, batendo de frente com a Polícia, se articulando, gritando, protestando e usando as redes sociais para algo produtivo, prático. Ok, seria lindo, emocionante e, se fosse só isso: a luta de uma geração, de um povo contra o Estado... Sim, me soaria bem diferente! Porém, as coisas quase nunca saem da forma que queremos (ou sonhamos), né? Como em toda e qualquer manifestação, há interesses de terceiros e... O jogo do poder não poupa nada, nem ninguém. Eleições à vista!!!!


Já pipocam, aqui e ali, rumores dando conta de um 'mega protesto' promovido, desta vez, pelo próprio PT em São Paulo. Obviamente, tomando lá suas precauções. O alvo muda. Sai o preço das passagens e entra em cena a luta pela liberdade de expressão e, com mais força ainda, o repúdio à atuação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Não é de se espantar, certo? Da forma como estava, a Prefeitura paulistana (que é do PT) ficava exposta. Já a Polícia é responsabilidade do Governo Estadual (que não é do PT). O PT entrou na briga? Sabemos que não, né? Só estão tomando (ou pelo menos tentando) as rédeas da situação para proteger os seus e mostrar 'quem é a esquerda que manda...' Independente do final da história: oportunismo é pouco!!!


Mudando de assunto! Cena estranha de se assistir: em vídeos feitos nos protestos de São Paulo, Punks (ou Anarkopunks) agiam em meio a bandeiras de partidos e movimentos 'estudantis'... Seria o povo unido? Quanta ingenuidade! Alguém realmente achou que o tal Movimento Passe Livre (do qual sei muito pouco, confesso), ou quem quer que seja, fosse realmente encarár o movimento Punk como aliado??? A propósito: um porta-voz do tal Passe Livre já se adiantou em dizer que “tentamos conter os Punks, mas é difícil”... claro, claro... Particularmente, prefiro a cena Punk travando suas próprias batalhas... Seja como for, é válido vê-los na rua, marcando posição.


Mas tudo bem! Vamos dizer que são apenas jovens 'tentando mudar o país' (acredito nas boas intenções de uma parcela). Precisa, necessariamente, se misturar com PSOL, PCO, UJS, UNE e demais fábricas de políticos??? Qual o intuito? Deixar o caminho livre pra quem? Pro povo? Será? Aliás, correndo o risco de soar meio... é, petista: durante as manifestações, ao menos a que pude acompanhar, aqui em Niterói na sexta-feira , o povo mesmo estava nas filas do Terminal Rodoviário tentando voltar pra casa depois de um dia de trabalho... Na manifestação vi: jovens de classe média (válido), professores e outras classes de profissionais (válido) , típicos líderes de movimentos estudantis, universiotários e demais representantes do bom e velho lixo partidário com suas bandeiras. Mas povo, povo mesmo... 


Aproveitando: nem vou me prender em comentários sobre a ação da Polícia do RJ, SP nem de lugar nenhum. Já era de se imaginar que seria assim, certo? Espanta ou surpreende alguém? “...A PM na rua, a Guarda Nacional. Nosso medo, sua arma... A instituição está aí, pra nossa proteção... E é para sua proteção!” (Plebe Rude)


Não, o que foi colocado aqui não invalida o esforço e a dedicação de quem realmente acredita numa causa e levanta o traseiro da frente do computador para agir (seria realmente idiota afirmar isso, uma vez que defendemos esse tipo de postura desde sempre aqui no FMZ). E é claro que fica muito difícil de simplesmente impedir que militâncias partidárias, movimentos estudantis e afins participem de atos em praça publica, soaria bem pouco democrático. Mas ainda tenho dúvidas quanto à legitimidade de certas posturas e discursos. Principalmente no momento pelo qual nosso país passa (Copa do Mundo, Olimpíadas e principalmente, as eleições do ano que vem)... Algo ainda soa muito estranho. Na verdade, como tudo em nosso Brasil. No país dos espertos, da politicagem e da 'malandragem', atacar um inimigo, quase sempre é fortalecer outro inimigo, igualmente nefasto. E aí? Como faz? Não sei...


Sei, sim, que as coisas nas quais acredito e defendo através deste fanzine há quase doze anos passam muito longe de siglas, megafones, chopadas, líderes cafajestes e carros de som cuspindo discurso velho, repetido e manjado... E no final das contas, a pulga atrás da orelha dá cambalhotas ao se deparar com um certo depoimento no Facebook. Dizia mais ou menos assim: “Isso aqui tá melhor que Flamengo X Vasco no Maracanã... Sr. Fulano de tal, ambulante que vendia cerveja no dia das manifestações no Centro do Rio...” Sem contar a questão do vinagre...


Brincadeiras à parte, e de volta a nosso 'mundinho under' (não precisa ser assim...!): Creio que o mais importante é pensarmos numa forma de levar o debate, a discussão, a troca de ideias para além das redes sociais. Quem participa do meio underground há alguns anos sabe o quanto é importante e sadio o debate em bares, portas de shows, praças, calçadas, fanzines e por aí vai... e que haja um sentido prático na coisa, óbvio! Se uma galera foi pra rua, bom – mesmo tendo lá minhas ressalvas, conforme coloquei acima (creio que o engajamento diário, como algo natural, seja mais proveitoso)... Me causa desconfiança esse surto de politização e engajamento instantâneos... Só que essa é a minha opinião, a minha versão. E é bem pouco. Pensar diferente de um, ou de um todo, é saudável. E seria lindo se todos se manifestassem, não?


Como sempre: o espaço para opiniões, críticas e apedrejamento (virtual, por favor..rsrsrs) está aberto: Manifestem-se! Mas, antes de qualquer coisa, vamos levar esses questionamentos para nosso dia a dia, para a tal da 'cena'. Me parece importantíssimo. Tomo a liberdade de citar nosso querido Alexandre Bolinho (Kopos Sujus) no mesmo grupo Rio de Janeiro Hardcore ontem pela manhã, para enfim encerrar: “Sinto falta de verdade de mais discurso nosso sobre o que acontece hoje em nossa cidade, em nosso país, em nosso continente. É interessante ver o doc "American Hardcore", quando eles falam que nos 80, quase toda banda tinha um flyer de show contra o Reagan, contra a invasão americana à Nicarágua, etc. Os punks dos 80 foram ativamente militantes contra a Ditadura, em seu crepúsculo. Não acredito que deva ser "compulsório", obrigatório, citar ou abordar a politica nas letras - até porque nossa ATITUDE é política - mas também me causa estranheza a ausência quase completa dela.”

Rafael A.


Trilha sonora deste artigo:


Bad Religion:

Plebe Rude:

Pavilhão 9:

Ilustração: Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer)

Inércia em entrevista no Box Alternativo


Tem entrevista com a banda gonçalense Inércia no blog Box Alternativo! Comandado pelo escritor e colaborador aqui do FMZ, Carlos A., o Box Alternativo já publicou entrevistas com nomes bacanas no cenário carioca, como a banda Kopos Sujus! Agora é a vez do Punk Rock do Inércia (foto)! Os integrantes falaram dos quinze anos da banda, cenário independente, novas mídias e planos para o futuro após a entrada do novo baterista Felipe Ninja. Quer conferir a entrevista? Se liga no link.

Latitude Zero Prod.


foto: Latitude Zero Prod.

Leia também: