sábado, 27 de junho de 2020

Artigo :: Chavoso da USP & Racionais MC's


por: Rafa Almeida

Do Samba nos morros do Rio há décadas atrás, ao Rap na periferia de São Paulo a partir de meados dos anos 1980, subúrbio é lugar de talento, arte, criatividade e resistência. Desde sempre! É triste pensar que mentes brilhantes possam ter passado sem que tenhamos o que tinham a dizer, ofuscadas e sufocadas pelo racismo, pela violência, desigualdade e tudo o mais a que o jovem periférico é exposto diariamente.

Por sorte, em tempos sombrios nos noticiários, nas ruas e nas redes, a tecnologia nos permite respirar aliviados (por um breve instante que seja), quando damos de cara com alguém como o Chavoso da USP (foto)!

Thiago Torres poderiam passar batido a nossos olhos e ouvidos não fosse o desejo de interferir no espaço que habita, mudar a realidade à sua volta, falar e ser ouvido.

Ao menos pro público, a história do Chavoso da USP começa com um texto publicado no Facebook, que viralizou e lhe abriu espaço em diversos veículos de comunicação. O mesmo pode perfeitamente ser entendido como um manifesto! Um grito de um jovem 'da quebrada' que chega à universidade pra fazer Ciências Sociais e dá de cara com uma realidade, pra ele, até então restrita ao que via na TV.

E no momento em que a desigualdade, injustiças e preconceitos se escancaram diante do jovem, gay de, na época, 19 anos de idade, a resposta de Thiago é transformar isso em conteúdo, em resistência!

Os vídeos no canal do Chavoso da USP no YouTube são excelentes! Ainda não viu? Corre lá (link aí em baixo)! A linguagem é para todos. Sem abrir mão de gírias e visual, Thiago soa claro, direto e didático. O Chavoso da USP fala para periferia, pra classe média e pro meio acadêmico de uma forma simples e natural. 

Um deles, o primeiro ao qual assisti, é uma verdadeira aula. Thiago trata de "Sobrevivendo no Inferno", o grande sucesso dos Racionais MC's. E qualquer coisa que você tenha lido, estudado ou compreendido sobre a importância desse disco, é automaticamente revista!

Quando as leituras acadêmicas encontram a sabedoria que só quem vive na pobreza é capaz de desenvolver, o peso e a relevância da obra de Mano Brown e seus companheiros de banda ganham outra proporção!

O meio acadêmico já produziu diversos estudos partindo das letras de "Sobrevivendo no Inferno", mas é só nas palavras e na percepção aguçada do jovem Thiago, um fã dos Racionais, que se compreende o que aqueles versos significam pra uma parcela desassistida e invisibilizada da população.

A interpretação do disco dos Racionais MC's é apenas um tema, entre muitos outros desenvolvidos por Thiago em seus vídeos. Tem muita coisa lá que merece e precisa ser ouvida por todos nós. E até os acadêmicos citados por Thiago tem algo a aprender com o Chavoso da USP!

Parte 1 do vídeo sobre o Sobrevivendo no Inferno":

Conheça o Chavoso da USP: YouTube / Instagram / Facebook(texto que viralizou)

foto: Jornal do Campus

Nenhum comentário:

Leia também: