sexta-feira, 26 de junho de 2020

Filmes & Docs. :: Geraldinos

Geraldinos
(Renato Martins e Pedro Asbeg, Brasil, 2015)

por Rafa Almeida *

Semana passada o Estádio do Maracanã completou setenta anos de sua inauguração. Aproveitando a ocasião, vamos tratar desta verdadeira obra-prima que é "Geraldinos"! Se você, assim como este que vos escreve, entende que "não é só futebol", os 75 minutos do documentário de Renato Martins e Pedro Asbeg vai te fazer chorar de alegria e tristeza, com certeza!

A beleza de "Geraldinos" mora exatamente onde morava a beleza do velho Maracanã, na "geral". O setor popular do Estádio Mario Filho, antigo "Maior do Mundo", encanta com seus personagens e figuras emblemáticas que se confundem com a própria história do futebol carioca.

Em 2005 o estádio recebeu a última partida com a "geral". Em nome da elitização do futebol, o povo foi impedido de usufruir do que lhe pertence. Através de depoimentos de nomes como Romário, Lucio de Castro, Marcelo Freixo e do Apolinho, Washington Rodrigues, "Geraldinos" investiga os interesses que levaram à privatização do Estádio e, consequentemente, o fim da "geral".

A trilha sonora é de, nada mais nada menos, que Marcelo Yuka e as imagens de lendas do futebol desfilando pelo tapete verde do Maraca rendem momentos absolutamente lindos! Definitivamente, "não é só futebol". Assista!



* Rafa Almeida não é, nem de longe, 'entendedor' de cinema, mas gosta de aproveitar promoções e exibições gratuitas pra pôr sua medíocre 'bagagem cinematográfica' em dia.

Nenhum comentário:

Leia também: