quinta-feira, 18 de junho de 2020

Filmes & Docs. :: Memória da Arquibancada


Memória da Arquibancada: Histórias do Maracanã
(de Luís Costa, Brasil, 2019)

por Rafa Almeida *

Nos setenta anos do Maracanã, a dica de documentário não poderia ser outra! O documentário “Memória da Arquibancada: Histórias do Maracanã” reúne lembranças de jornalistas e torcedores de várias épocas.

Apaixonados por futebol e pelo "maior do mundo", os convidados narram algumas histórias emocionantes, outras engraçadas. Mas todas cheias de amor e carinho pelo Estádio Mario Filho e tudo que ele representa para a história do futebol carioca e mundial.

A cereja do bolo, além das belíssimas imagens reunidas, são os trechos do antigo Canal 100 (um "cinejornal" dedicado a futebol e eventos esportivos, exibido nos cinemas a partir dos anos 1950) que aparecem em “Memória da Arquibancada”!

Pra quem tem lembranças e histórias no "Maraca", fica a saudade e a certeza que o elitismo e a ganância que transformaram o Maracanã em "arena" não combinam com tudo que aquele lugar significa pra quem ama futebol.

Mais sobre o documentário no @memo_arquiba

foto: reprodução/Twitter


* Rafa Almeida não é, nem de longe, 'entendedor' de cinema, mas gosta de aproveitar promoções e exibições gratuitas pra pôr sua medíocre 'bagagem cinematográfica' em dia.

Nenhum comentário:

Leia também: