sexta-feira, 17 de julho de 2020

#1discopordia :: Pato Fu - Tem Mas Acabou

por: Rafa Almeida

Dia 17: Pato Fu - "Tem Mas Acabou" (1996)

Voltando aqui... Como mencionei em uma das postagens aqui no álbum, este que vos escreve é do tipo que associa tudo, absolutamente tudo, aos sons e álbuns que ouviu numa determinada época. E o "Tem Mas Acabou" é marcante pra mim de tal forma, que é impossível dissociar da época em que foi lançado.

O álbum é o terceiro trabalho da banda mineira Pato Fu, de 1996. Na época o grupo era celebrado como um dos nomes mais criativos da geração 90's! E olha que a concorrência era grande! CSNZ, Planet Hemp e mais um monte de gente boa habitava a programação da MTV naqueles anos. Mas por incrível que pareça, não foi lá que conheci a banda...

Em 1996 os "entendidos" em Rock garantiam que ouviam Pato Fu desde a estreia da banda, com o "Rotomusicdeliquidificapum", de 1993. Pode ser. Mas este fã aqui foi fisgado mesmo é com "Sobre o Tempo", num CD da novela (ou série, sei lá...) Malhação, da TV Globo...

Aí sim, na MTV, meses depois e já embasbacado com a lindeza de "Gol de Quem?", antecessor de "Tem Mas Acabou", foi que dei de cara com o primeiro single do novo álbum, "Água"!

A brincadeira com o nome do disco funcionava. Difícil esquecer da cara do vendedor tentando aplicar a piada do "tem... mas acabou.."! Em resposta? O "sorriso franco e espontâneo" que este "rebelde-anti-tudo-não-entro-em-shoppings" arrastava por aí na adolescência... Imaginem...

"Gol de Quem?" nunca deixou de ser meu favorito do Pato Fu. Mas seu sucessor tem alguns atributos que só os grandes álbuns tem, ao menos pra mim. E um deles é a capacidade que suas canções têm de se intrometer em tudo quanto é lembrança da época em que você o ouviu!

E isso acontece até hoje com "Água", "Pinga" e a pertubadoramente bela "O Peso das Coisas"...! Mas o disco não se resume apenas aos singles que ganharam vídeo clipes. Não mesmo! Tem experimentalismos e muita ironia! Temperos sempre presentes nos álbuns da banda mineira. E é claro que a produção de André Abujamra contribuiu muito pro belíssimo resultado final.

Depois de "Tem Mas Acabou" veio o "Televisão de Cachorro", uns dois anos depois, acho... E há de se frisar que toda a discografia do Pato Fu é de altíssimo nível! Ou seja, uma banda que merece ser ouvida sempre com todo o carinho e atenção.

Sobre o #1discopordia

Nenhum comentário:

Leia também: