• Rafa Almeida

1 disco por Dia | Cólera - Caos Mental Geral


Cólera - Caos Mental Geral

DIA 6: Cólera - "Caos Mental Geral" (1998)

É difícil escrever sobre aspectos técnicos, ou de estilo, deste disco. A carga emocional e a importância que "Caos Mental Geral" teve na cabecinha do então adolescente que vos escreve é enorme!

Eu nem lembrava do ano de lançamento, até dar uma pesquisada pra postar aqui. A impressão é de uma época tão distante, mas tão distante que nem consigo associar o disco à virada dos anos noventa pros dois mil.

Diferente do resto da humanidade (ok, exagero), o primeiro que ouvi do Cólera não foi o "Pela Paz em Todo o Mundo" e sim este "Caos Mental Geral". Até então, ouvia as músicas em fitas, CDs copiados por amigos e demais formas de se conhecer bandas da época...rs Mas álbum inteiro, foi essa maravilha aí!

Devidamente municiado de informações colhidas numa entrevista do Redson pra (lendária e essencial) revista Rock Press, fui achar o álbum na antiga loja Rock Revenge, no Centro de Niterói.

E entre coletâneas "produzidas" pra abastecer o walkman (usei até dois mil e pouco...rs), "Caos Mental Geral" mereceu um k7 só pra ele, pra me acompanhar pra cima e pra baixo!

Sobre som? O que dizer da introdução com "Qual Violência?" seguida da faixa título?! E aquelas linhas de baixo?? E as letras e a energia dos vocais do Redson???

Ah! "Por Que Ela Não?" esfrega na cara de uma cena super machista uma discussão que a mesma já devia (naquela época) ter encarado há tempos e, até hoje, não consegue. Ok, um faixa a faixa aqui tornaria esse texto bem mais longo do que deveria (como se já não fosse...rs).

Outra lembrança: assisti ao Cólera, com a formação que gravou "Caos Mental Geral", em Itaboraí/RJ. Na ocasião, entrevistei o Redson pro nosso Feira Moderna Zine!

Depois de um show incrível, de mais de duas horas de duração, sentado na beira do palco (com uma kombi esperando na porta do lugar pra levar a banda pra rodoviária, no Rio), uma das figuras mais emblemáticas do underground nacional concedeu a este que vos escreve, talvez, a entrevista mais legal que publicamos no FMZ (registrada no walkman citado acima, que sempre me acompanhava)!


Compre na Amazon.

Publicado originalmente em 06/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #colera #caosmentalgeral

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now