• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Engenheiros do Hawaii - Acústico MTV


Engenheiros do Hawaii - Acústico MTV

DIA 20: Engenheiros do Hawaii - "Acústico MTV" (2004)

Vou pôr um disco que eu não tenho, ok?! Calma, que vai fazer sentido... Eu ainda tenho uma necessidade enorme de ter os álbuns em formato físico. Folhear encartes, olhar as informações técnicas, tipo "produzido por", "mixado no estúdio tal" e por aí vai.

Principalmente a arte do encarte, me faz mergulhar no trabalho que estou ouvindo de um jeito diferente. Como se fosse mais íntimo (ou tivesse mais subsídios pra compreender) do som que está rolando nos fones (ou nos falantes).

Então por que um disco que não consta nas minhas prateleiras? Simples. É, de novo, a coisa de lembrar da época e as canções virem à mente. No caso do acústico do Eng Haw, lembranças bem específicas de um tempo que não volta, apesar de não ser há tanto tempo assim.

Vejamos, então... Eu tenho uma certa dificuldade em assimilar novas tecnologias. Seja por qual motivo for, eu quase sempre me pego agarrado à velhas formas de se ouvir música.

Se a humanidade está no CD, ainda tô copiando k7. Quando o mundo abraçou o streaming, ainda estava montando minhas pastinhas com downloads de discos no computador. E por aí vai.

Mas, ok! Tenho me esforçado pra mergulhar de forma menos medrosa no Spotify. E acho que tenho me saído relativamente bem.

Lançamento de 2004, né? Então, eu e meu vanguardismo de araque ainda estávamos por aí espalhando cópias em jornal do Feira Moderna Zine (enquanto pipocavam portais dedicados à musica independente, se bem me lembro). E ainda levaria um bom tempo até achar um formato online descente pra ele (ainda tentando, inclusive). Ao mesmo tempo, basicamente, o que eu ouvia de novidades eram os materiais independentes que chegavam pro FMZ.

Como eu acompanhara a discografia dos Engenheiros até pouco tempo atrás e estava em meio a pacotes, encomendas, CDs demo e fanzines que chegavam na nossa caixa postal, nem conseguia acompanhar direto o que as bandas que gostava andavam fazendo...

E daí que, numa noite qualquer, voltando com minhas tralhas da banquinha do FMZ de algum show, por qualquer motivo que o valha, me vi tomando uma de minhas últimas cervejas no finado Barroquinho, em Icaraí (era fora da minha rota, mas funcionava 24h, além de ser um dos últimos lugares com cara de botequim na Zona Sul da Cidade).

Sabe sobre ler fichas técnicas e prestar atenção a detalhes nos discos? Eu tava distraído e não fazia ideia do que estava ouvindo, mas sabia que era "acústico MTV de banda brasileira"!

Tomei um baita susto! Mas, obviamente, mudei de lado na mesa e acompanhei atento o acústico de uma de minhas bandas favoritas! Acústico esse que, eu jurava que não era necessário por causa do "Filmes de Guerra, Canções de Amor" (ele tá aqui, neste álbum, em algum lugar), o ao vivo, meio acústico e sem MTV no nome, de 1993!

Não importava! As versões de "O Papa é Pop", "Vida Real" (do Gessinger Trio), "Dom Quixote" e "Surfando Karmas & DNA" eram realmente lindas! Ah, idem para "Refrão de Bolero" e "Até o Fim"!

O mais bacana é que não rolou de enfileirar singles de sucesso, igual como no disco de 1993. Tem hits, ok.. Mas até as inclusões de coisas do Gegginger Trio e a inédita "Depois de Nós" (com o Maltz no vocal!) servem pra apontar o caminho escolhido por Humberto Gessinger nesse especial.

O "Acústico MTV" dos Engenheiros do Hawaii me pegou de surpresa e me lembrou que é fácil ficar musicalmente acomodado. De tempos em tempos me policio pra não ficar ouvindo repetidamente as mesmas bandas e discos. Afinal, sempre tem banda boa a ser descoberta e a gente, às vezes, deixa passar batido...

Eu vou acabar entrando numa onda de falar só da época Gessinger, Licks e Maltz... Eu simplesmente adoro! Mas vai demandar um certo tempo, e os textos devem sair bem maiores que esse aqui...rsrs


Compre na Amazon.

Publicado originalmente em 20/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #engenheirosdohawaii #acusticomtv

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now