• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Engenheiros do Hawaii - Filmes de Guerra, Canções de Amor

Atualizado: Set 4


Engenheiros do Hawaii - Filmes de Guerra, Canções de Amor

DIA 2: Engenheiros do Hawaii - Filmes de Guerra, Canções de Amor (1993)

Eu adoro a ideia de álbum conceitual. Não é o caso deste, mas os Engenheiros do Hawaii tem esse mérito: discos com começo, meio e fim. Influência das bandas progressivas, enfim...

Mas eu gosto muito também da mesma ideia aplicada a discografias! E os EngHaw, ao menos até esse momento da carreira, seguiam essa cartilha! Acho que o Rush fazia algo do tipo: três álbuns de estúdio, sempre seguidos de um ao vivo.

E justo quando, em tese, viria o registro ao vivo correspondente à minha fase favorita da banda ("O Papa é Pop", "Várias Variáveis" e "GLM"), ao invés de um "elétrico" vem um "acústico"!

Seja como for, gostava tanto desse disco que só o CD não foi suficiente. Fui atrás do VHS! E esse VHS, ao menos na época em que mergulhei de verdade na obra dos EngHaw, não era exatamente fácil de achar. Acabei achando um outro lançamento em fita de vídeo que não lembro ao certo o nome. Só tempos depois fui encontrar o registro audiovisual do "FGCA"...

Como associo tudo à música e álbuns que esteja escutando em determinada época da vida, essa coisa linda aí da foto me trás um monte de lembranças da pré adolescência. Com direito a um bem sucedido (e elogiadíssimo! hehe) trabalho de escola com a letra de "Às Vezes Nunca"!

A professora de literatura pediu o CD emprestado, mas na época não emprestava disco de jeito nenhum! Mudei de ideia uma época e me arrependi profundamente... Lugar de coleção é dentro de casa!!! rsrs

De volta ao "FGCA"! É o último registro com a formação clássica dos Engenheiros do Hawaii. Gessinger, Licks e Maltz apresentando lindas versões em um set list que foge do que seria o óbvio, naquele momento da carreira da banda. Sorte dos fãs!

Gravado aqui no RJ, na Sala Cecília Meirelles, ainda tem a OSB com regência de Wagner Tiso e duas em estúdio. Uma delas a já citada, e minha favorita do álbum, "Às Vezes Nunca" (a letra é espetacular, perguntem à minha professora...hehe)!

Sim, é um "acústico", mas sem o selo Acústico MTV. Pelo ano, o especial de TV já existia, mas os shows ainda não eram lançados. Acho que a coisa só engrenou mesmo com o do Titãs, anos depois.

No final das contas, acho que os fãs até preferem assim hoje em dia. Meio que pra reforçar a imagem que os EngHaw tinham de patinho feio do BRock 80 (lendo sobre os 80, parece que era por aí mesmo...rs)!


Compre na Amazon.

Publicado originalmente em 02/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #engenheirosdohawaii #filmesdeguerracancoesdeamor

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now