• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Oasis - 250,000 Oasis Fans Can't be Wrong


Oasis - 250,000 Oasis Fans Can't be Wrong

DIA 31: Oasis - 250,000 Oasis Fans Can't be Wrong (1996)

Não é um lançamento oficial. E quem lembra da virada dos anos 1990 pros 2000 e de toda a campanha contra a pirataria promovida pelas grandes gravadoras, deve lembrar que lançamentos como "250,000 Oasis Fans..." tinham muito pouco a ver com pirataria, como conhecíamos por aqui.

O disco de hoje é um bootleg. Sim, um pirata. Mas não aqueles piratas que víamos nos camelôs e ambulantes na época. Esse tipo de lançamento era bem comum fora do Brasil, até a internet chegar e acabar até com isso.

Os bootlegs eram vinis (depois CDs) gravados de forma clandestina. Geralmente em shows, captando o áudio do meio do público. Algumas coisas de estúdio eram lançadas também, geralmente "lados b". Outro material muito lançado por essas gravadoras de fundo de quintal eram as performances ao vivo em programas de rádio e TV.

Muito pouca coisa era produzida no Brasil. Esses materiais eram importados e seu preço era um pouquinho acima da média dos CDs oficiais, na época. Novamente: muito pouco a ver com a pirataria como conhecíamos no Brasil.

Já falei aqui da minha relação com a banda dos irmãos Gallagher durante meados dos anos noventa, né? Nem precisa dizer que bolachinhas como essa eram caçadas e disputadas a tapa por fãs como este que vos escreve.

O "250,000 Oasis Fans Can't be Wrong" era um dos bootlegs mais desejados do Oasis. Ele pega a banda nas duas lendárias noites da banda no Knebworth Park, quando os irmãos Gallagher reuniram (óbvio) duzentos e cinquenta mil fãs, batendo os duzentos mil dos Stones no Hyde Park, em 1969!

O lançamento era um CD duplo, com encarte bacana e tudo como manda o figurino. Salvo alguns detalhes, passaria como lançamento oficial, fácil!

No palco, os caras estavam no auge! Turnê do "(What's the Story) Morning Glory?", com direito a versão de "I am The Warlus", dos Beatles e canções que viriam a fazer parte do disco seguinte, "Be Here Now"!

Nem precisa dizer que o fã aqui ficou enlouquecido, né?! Por sorte, não precisei penar muito pra consegui-lo. O disco estava quietinho me esperando num cantinho da loja Fire Rock de Icaraí, em Niterói!

Lógico que com a internet, este tipo de lançamento perdeu o sentido. E claro, não eram lançamentos oficiais. Logo, os artistas e gravadoras não gostavam nem um pouco desse tipo de álbum. Mas para os fãs era um prato cheio! Na verdade, esses CDs só interessavam mesmo pra quem era fã. Muito fã...rs

Tem uma matéria na Folha sobre o show do Oasis que deu origem a este ao vivo, leia.

Publicado originalmente em 31/07/2020.

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now