• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Os Paralamas do Sucesso - Acústico MTV


Os Paralamas do Sucesso - Acústico MTV

DIA 32: Os Paralamas do Sucesso - Acústico MTV (1999)

Os Paralamas são, sem sombra de dúvidas, uma das coisas mais incríveis que os anos 1980 deixaram pro Rock nacional. E é impressionante como esses três, quando tocam, conseguem transbordar a mesma alegria e entrosamento que os garotos que fundaram a banda, há 38 anos atrás, em Seropédica, no Estado do Rio!

Eu tive poucas oportunidades de assistir ao vivo esta que é uma de minhas bandas nacionais favoritas. Foram duas vezes, apenas. A segunda foi durante as Olimpíadas no Rio, com direito a "Fora Temer" do Herbert e tudo!

Eu havia prometido não ir a nenhum evento relacionado aos Jogos Olímpicos, justamente por não ver o menor sentido na realização desse tipo de evento por aqui. Visto que o tal do "legado olímpico" passou longe da Cidade Maravilhosa. Mas, admito, quando vi anunciado "Paralamas convida: Nação Zumbi", não prestou! E lá fui eu pra Pra Praça Mauá. E o show foi incrível!

Já a primeira vez, foi em outras condições. E por isso a lembrança do "Acústico MTV" lançado pela banda em 1999. O tão aguardado acústico dos Paralamas, gravado no Parque Laje, teria seu show de lançamento agendado para o finado Canecão, também na Zona Sul carioca! E lá fui eu!

Há quem diga que uma boa canção se sustenta no voz e violão. E que banda boa se vira bem plugada ou no acústico! Nessa noite no Canecão, mesmo antes de conferir a banda "plugada", qualquer dúvida a respeito da competência dos Paralamas do Sucesso se dissipou no ar, junto com a fumaça que a certa altura tomava conta do lugar...rs

Há de se frisar que, diferente de muitos acústicos, o do Paralamas passou longe de ser o tal "enfileiramento de hits"! Mais um ponto pra banda, que além dos músicos de apoio, contou com o auxílio luxuoso de Dado Villa-Lobos na gravação do especial, e no palco do Canecão!

Não sou capaz de eleger os melhores momentos desse disco. Porque ouço ele do início ao fim sem precisar pular nenhuma faixa, ou passar perto de me entediar. Mas vou tentar...

"Meu Erro" (com participação da maravilhosa Zizi Possi), a beleza de "Uns Dias", a fúria de "Manguetown" (olha a Nação Zumbi aí de novo!), "Bora Bora", "Tendo a Lua" e... Daqui a pouco vai o disco todo!!

CD, VHS e o cartaz do show (arrancado às pressas durante a saída do Canecão): tudo devidamente guardado aqui. Ok, talvez não saiba ao certo onde o cartaz foi parar.

Mas na memória tá tudo registrado! Lançamento do especial na MTV (gravado no vídeo cassete, inclusive), idas às lojas até que recebessem o CD, a "viagem" ao Rio pra comprar o ingresso e o show, claro!

Os Paralamas do Sucesso aparecerão por aqui novamente, com toda certeza! E o Canecão também! Numa época em que os shows de bandas grandes não custavam um absurdo e tínhamos casas como a do bairro de Botafogo, é impossível não associar álbuns a seus respectivos shows de lançamento. E vida longa aos Paralamas!

Publicado originalmente em 01/08/2020.

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now