• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Pavilhão 9 - Cadeia Nacional


Pavilhão 9 - Cadeia Nacional

DIA 13: Pavilhão 9 - "Cadeia Nacional" (1997)

Mais uma verdadeira pérola da década de noventa! Talvez um dos mais importantes trabalhos do que, na época, chamávamos de "rapcore"!

Já tínhamos o primeiro do Planet Hemp e mais um monte de nomes no underground fazendo essa onda de som (Poindexter, The Funk Fuckers e mais uma penca.. só no RJ). As referências vinham de fora: Rage Against the Machine, Body Count, Molotov (banda mexicana que merece ser ouvida!) e outras. Ok, tem bem mais referências nessa história...!

Na época, ainda descobrindo o underground do hip-hop nacional (rádio Impressa FM, a própria MTV e o que rolasse na cena aqui da região), fui pego por "Cadeia Nacional" simultaneamente com uma resenha na Showbizz, e o clipe de "Mandando Bronca", com os irmãos Cavallera, na MTV!

E até aí, pra mim, já tava bom! Mas o álbum era realmente inspirado! E as participações de Marcelo D2 e Nação Zumbi só ajudavam a ligar os pontos e sacar que uma cena, que até então rolava no underground, chegava ao maistream (ok, há controvérsias quanto ao que foi alcançado, dado o potencial de tanta gente boa que rolava).

"Otários Fardados", "Retrato Falado", "A Fuga", "Opallão Preto" e "Cada 1 Cada 2" são só alguns dos belos momentos de Rho$$i e seus companheiros. Ah, sim! "Grito de Liberdade" é minha favorita!

Só veria a banda ao vivo, se não me engano, três anos depois no Bedrock (lançando o "Se Deus Vier, Que Venha Armado"), aqui em Niterói. E apesar do álcool ter sido cruel com este algumas vezes quando jovem, dessa noite em que assisti ao Pavilhão 9 me lembro bem. Show memorável.

Ainda veria os caras num dos dias de Rock in Rio III. Porém, tanto quanto a primeira vez que os vi no palco, marcou-me a verdadeira peregrinação à caça dos primeiros CDs (ainda com a primeira formação) na CD Expo 97 (lembram disso?), no sempre distante Riocentro... A volta de Van foi realmente cansativa, inclusive...

Em tempo: Achei os CD's (e voltei de lá com alguns outros e uma camisa do Oasis que só hoje, 23 anos depois, cabe em mim)...!


Compre na Amazon.

Publicado originalmente em 13/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #pavilhao9 #cadeianacional

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now