• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Pearl Jam - Yield


Pearl Jam - Yield

DIA 33: Pearl Jam - Yield (1998)

Difícil escolher um disco do Pearl Jam que seja, de fato, importante pra mim. A obra da banda, como um todo, é influente em minha memória musical, definitivamente. Mas ao pensar álbum, como um todo, a coisa fica meio confusa...

Tentando explicar! Até o "Yield", tenho todos os álbuns da banda. Reconheço o soco na boca do estômago que é o "Ten", de 1991, da primeira à última faixa. Mas mesmo o disco de maior sucesso do Pearl Jam, não mexe no meu imaginário como álbum, obra ou conjunto de canções que fazem sentido entre si.

O "Yield" me dá essa sensação. Tipo a segurança de embarcar pra uma viagem cujo final você reconhece, quando está se aproximando! Já no "Ten", minha impressão é de algo tão certeiro que soa quase como uma compilação de sucessos (o que é um mérito e tanto, em se tratando de um álbum, claro)!

Sobre a viagem de "Yield". É como se houvesse pontos, ou paradas ao longo do caminho pra te situar. Meio que explicar o caminho, ou pra qual lado se está indo!

No início, é como se tudo fosse tramado pra explosão hipnotizante do refrão de "Given to Fly"! Minha favorita do disco, "Wishlist", é carregada de tamanha beleza e inquietude, que é preciso um tempo pra digerir a coisa, até o absurdo do hit "Do The Evolution"!

A viagem segue segura e densa, com tempo meio nublado e o fim que se anuncia logo adiante. Mas antes "Push Me, Pull Me" aparece pra te dar uma sacudida de leve. Nada que te desvie do destino.

Como disse, "Ten" é uma pancada atrás da outra. E ainda não atingi a maturidade necessária pra encarar aquilo como álbum, embora seja (um senhor álbum, reafirmo). Mas "Yield" mexe comigo como obra, viagem, inicio, meio e fim.

E é bem provável que outros discos, como o antecessor "No Code", propicie viagens diferentes, até menos tensas, não sei. Mas a imagem de uma estrada ficando pra trás num final de tarde, ao som de "Wishlist", é a coisa mais linda que consigo imaginar por hora.

Publicado originalmente em 02/08/2020.

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now