• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Plebe Rude - Nunca Fomos Tão Brasileiros


Plebe Rude - Nunca Fomos Tão Brasileiros

DIA 12: Plebe Rude - "Nunca Fomos Tão Brasileiros" (1987)

E o que dizer da banda responsável por essa bolacha linda aí da foto se posicionando como "artista antifascista", em sua página no Facebook?! Nada mais óbvio, dado o conteúdo de suas letras, correto?

Pro lado de cá, nossa bolha, a esquerda ou seja lá o que for, sim! Mas pro lado de lá, não sei não... Eu consigo imaginar uma meia dúzia de "fãs" (com quem tive o desprazer de conviver) que se decepcionaram e soltaram o bom e velho: "tão misturando Rock com política... múúú... mito... e blá blá blá..."!

Bom, já que o tico e o teco dessa gente entram em polvorosa, vale repetir a banda do meu 1 Disco por Dia de ontem! "Nunca Fomos Tão Brasileiros", de 1987, é o trabalho que sucedeu "O Concreto Já Rachou" (1985), absurdo trabalho de estreia dos brasilienses!

Assim como em sua estreia, a Plebe Rude continua esbanjando categoria e letras que poderiam perfeitamente terem sido escritas no Brasil de 2020. De quebra, confirmam que são, sim, mestres em condensar o universo do Punk Rock e do Pós-Punk em versão tupiniquim (ok, a Legião Urbana também era boa nisso)!

O disco reúne sons que caberiam perfeitamente no trabalho de estreia. E canções do início da banda, como "Consuma" e "Censura". Porém, não dá pra não destacar as absurdas "Bravo Mundo Novo", a faixa título, a linda balada "A Ida" e a arrasadora "Códigos"! Que troço tão assustadoramente lindo!

Sabe a ideia de que pra tocar Punk Rock não precisa saber tocar lá isso tudo (tese esta que The Clash e Dead Kennedys provam ser uma grande bobagem)?

Então... a Plebe Rude também parece não concordar: tudo nas canções da Plebe soa muito bem feito! Arranjos, harmonias, execução (principalmente!), melodias e por aí vai!

Não é à toa o show que a guitarra de Phellipe Seabra dá da primeira à última faixa! E não que seus companheiros de banda fiquem muito longe! De jeito nenhum!

Mesmo não tendo causado o mesmo alvoroço que o primeiro trabalho da banda, "Nunca Fomos Tão Brasileiros" é, sim, um discaço e tanto!

Compre na Amazon.

Publicado originalmente em 12/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #pleberude #nuncafomostaobrasileiros

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now