• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Tantra - Eles Não Eram Nada


Tantra - Eles Não Eram Nada

DIA 3: Tantra - Eles Não Eram Nada (1996)

Esse CD veio parar na minha prateleira numa época que me desperta muito saudosismo. Ali pelo ano de seu lançamento, este que vos escreve tinha como hábito incursões a sebos e lojas de discos, tanto no Centro quanto em outros cantos do Rio.

Pra um fedelho de 14, 15 anos pegar a grana do ônibus e do lanche da escola, atravessar a poça e revirar prateleiras e balcões de lojas e sebos era uma aventura e tanto!

Tinham lojas legais no Catete, Tijuca e outros bairros. Mas o Centro era um destino mais barato e com mais possibilidades. Berinjela, Gramophone, Pedro Lessa, os sebos de discos da 7 de setembro e até a Saraiva (acho que um tempo depois)... tinha muita coisa legal!

Numa dessas idas ao outro lado da poça, dei de cara com este "Eles Não Eram Nada". Acho que foi na Saraiva... Tudo o que sabia sobre o Tantra é que era uma banda dos músicos de apoio da Legião Urbana. Tinha visto o clipe de "Corvos Sobre o Campo" na MTV, acho. Mas não dei muita bola...

Acabei comprando (eram sempre escolhas difíceis, quais discos, livros ou revistas comprar sem precisar voltar pra casa a nado)!

Já com ele em mãos, em casa, a história foi outra... Pós-Punk, Britpop e até o BRock 80 (por motivos óbvios, nem poderia ser diferente) estavam ali, passando de uma faixa pra outra. Da versão pra "Tropicália", passando pela beleza de "Um Dia de Sol", "Barbie e Ken" e a simplicidade (meio que ingenua até) de "Erica"...

E claro... tem o absurdo que atende por "Corvos Sobre o Campo"! Entre minhas canções favoritas da vida!! Uma viagem Pós-Punk assustadoramente linda pela obra de Van Gogh (a saber: longe de ser entendido no assunto, mas letra e música são mesmo lindas)!

Por coincidência, a banda retomou atividades recentemente. Não fazia ideia. Fui surpreendido com um show deles no Meio Fio, projeto bacana que rola no Teatro Popular, aqui em Niterói. Com direito ao ex-Plebe Rude Gutje, batera original, de volta à banda!

Já estava convencido de que jamais veria o Tantra ao vivo, e acabou sendo deles o último show que assisti, antes da quarentena...

Publicado originalmente em 03/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #tantra #elesnaoeramnada

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now