• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Titãs - Acústico MTV


Titãs - Acústico MTV

DIA 23: Titãs - "Acústico MTV" (1997)

Mais um da série Acústico MTV aqui no álbum! É incontestável o papel que a MTV teve na cultura pop dos anos 1990. Não só para as bandas independentes que apareciam na programação ou pelas novidades gringas que nos apresentava, mas o Rock nacional (inclusive as bandas do BRock 80) deve muito à emissora paulistana.

E os Titãs foram um desses nomes do BRock 80 que voltaram às paradas de sucesso graças à MTV! A banda vinha de um bom disco, "Domingo" de um ano antes, mas que não havia, nem de longe, rendido aos Titãs o retorno que seus álbuns davam nos anos 1980.

Das coisas que se lê sobre o álbum, à pessoas que trabalharam nos bastidores de "Acústico MTV", tudo aponta pra uma só direção: o disco era uma aposta da banda. Tipo um "tudo ou nada"! Os próprios integrantes puseram grana do bolso para viabilizar o projeto, segundo se diz.

E o resultado da aposta foi um sucesso estrondoso. Ok, rolou um "enfileiramento de hits" e um time de convidados do mais alto gabarito. E há de se conceder o devido mérito à produção do Liminha. Só tiro certo, em cheio no alvo!

"Flores", "Querem Meu Sangue" e "O Pulso", com as respectivas participações de Marisa Monte, Jimi Clif e Arnaldo Antunes são momentos incríveis! Mas o que dizer de "Os Cegos do Castelo"? Que coisa mais linda! "Pra Dizer Adeus", confesso, conseguiu me encher dado o nível de execução em rádios e na própria MTV. Mas nada que diminuísse meu encantamento pelo disco.

Foi mais um daqueles que ganhou um "best of" num k7, pra me acompanhar por aí. E sendo os hits já tocavam o tempo todo, em todo lugar, os "lados b" tiveram preferência! rs

Não foi à toa que "Acústico MTV" vendeu horrores! Rendeu um volume dois, inclusive, chamado exatamente "Volume Dois". Forçada de barra? Eu achei...

Os Titãs nunca voltaram a repetir o sucesso comercial deste disco. E mesmo com a saída de uma boa parte dos integrantes e a morte do guitarrista Marcelo Fromer, continuaram a lançar trabalhos relevantes! Ao menos as coisas mais recentes que ouvi, me soaram muitíssimo bem!

É engraçado que, apesar de curtir muito a banda, só vi show uma vez. Na abertura para os Stones, em Copacabana. Mas apesar das mudanças na formação, ainda gostaria de assistir a um show completo da banda. Pelo que entendi, estão na ativa. Sendo assim... rs

Compra na Amazon.


Publicado originalmente em 23/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #titas #acusticomtv

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now