• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | V/A - Rumores


V/A - Rumores

DIA 28: V/A - "Rumores" (1985)

Lembram que quando discorri aqui sobre o split Hojerizah + Picassos Falsos falei da importância de se ter um olhar especial para as bandas underground de todas as épocas? E de como elas são importantes para o mainstream de qualquer cenário musical?

Pois então. Esta "Rumores", de 1885, é um exemplo de memória a ser preservada! A coletânea reúne quatro bandas da cena underground brasiliense. Nenhuma delas obteve sucesso comercial, mas todas são importantes para o Rock nacional dos anos oitenta!

Embora tivessem sonoridades diferentes, as bandas participantes da "Rumores" tinham suas raízes no Punk Rock e no Pós-Punk! O Punk devido às raízes do cenário de Brasília, claro! Já o Pós-Punk, era o som que, na época, já tomava conta do cenário Rock.

Elite Sofisticada e Detrito Federal era bem mais barulhentas, sujas e diretas! Influências do Punk bem à mostra, escancaradas!

Finis Africae, pra este que vos escreve, é patrimônio do Pós-Punk nacional! Um Pós-Punk com um certo tempero, um swing, enfim! Mas os climas e letras que caracterizaram a geração "dark" estão todos lá!

Ok, ficou pro final de propósito...rs Escola de Escândalos (ou Scola de Escândalos) é daquelas bandas que você lamenta terem ficado no underground. Uma verdadeira cruza de Punk e Pós-Punk. Talvez a melhor síntese do espírito da "Rumores" e daqueles tempos!

A dobradinha de Bernardo Müller e Mariele Loyola nos vocais dá uma cara toda especial ao som da banda! E nem a gravação simples da época escondeu o potencial da banda, que viria a ter "Luzes", uma de suas faixas na coletânea, regravada anos depois pela Plebe Rude.

Vale citar que a vocalista Mariele Loyola, após deixar o Escola de Escândalos foi para o Arte no Escuro, outra belíssima banda que merece ser descoberta por muito mais gente!

De volta à coletânea. É bacana notar que a coletânea é lancada no ano em que bandas de Brasília como Legião Urbana e Capital Inicial são apresentadas ao grande público. Ou seja, já vivia-se o burburinho do BRock 80 e das bandas de Brasília.

Sem contar que duas das bandas de "Rumores" já eram velhas conhecidas da cena local: Elite Sofisticada e Escola de Escândalos. Ou seja, de alguma forma rolava uma certa expectativa quanto a quais das bandas compiladas chegariam ao mainstream.

Apesar de ser algo possível, não aconteceu. E hoje, "Rumores" (mesmo sendo de fundamental importância por registrar o underground de Brasília na época) é praticamente item de colecionador. E isso tendo sido relançada há uns cinco anos atrás, inclusive, com boa repercussão entre os fãs de BRock 80 na época!

De qualquer forma, que o BRock 80 que passou longe do topo das paradas de sucesso, dos milhões de discos vendidos e dos shows em ginásios lotados seja preservado e difundido. É sempre bom não esquecermos de onde viemos, afinal.

Publicado originalmente em 28/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #rumores #coletanea

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now