• Rafa Almeida

1 Disco por Dia | Viper - Tem Pra Todo Mundo


Viper - Tem Pra Todo Mundo
Viper - Tem Pra Todo Mundo

DIA 30: Viper - "Tem Pra Todo Mundo" (1996)

Um disco pra ficar na nossa memória precisa atender a alguns requisitos. Tais atributos podem ser de ordem técnica, artística ou, simplesmente, remeter à coisas que só dizem respeito a nós mesmos!

Não, eu não acho o "Tem Pra Todo Mundo" um disco ruim, fraco, nada disso! Pelo contrário. Gosto do álbum como o que ele é: um disco de Rock. Se ele não é o que os fãs da banda esperavam, paciência.

Mal comparando, é como os discos do Iron Maiden sem o vocal do Bruce Dickinson, acho. Se não tivesse o nome da banda na capa, passariam como bons discos de Heavy Metal. Não era o que os fãs esperavam? Definitivamente, não. Esperava-se mais? Sim. São discos ruins? Ao menos eu, não acho. Só esperava outra coisa...

De volta ao Viper e seu "Tem Pra Todo Mundo". É óbvio que os fãs de Metal iriam torcer o nariz pra uma guinada da banda pra uma sonoridade mais Pop (nem sei se dá pra chamar assim, mas ok..). Só que pra este que vos escreve, acreditem ou não, até a associação "desse Viper" com "o Viper do Theater of Fate" era difícil.

Aliás, meu processo de descoberta, no que diz respeito à discografia do Viper, foi bem estranho. Havia ouvido a versão em CD dos dois primeiros discos da banda, de algum colega da escola. Não havia dado bola, tava interessado em outros sons na época. Só voltei a notar o nome Viper quando o clipe de "8 de Abril", terceira faixa do "Tem Pra Todo Mundo", estreou na MTV. E gostei!

Disco comprado na loja. Aos poucos, fui esbarrando com outros vídeos mais antigos da banda na própria MTV e, aí sim, começando a montar a "cronologia da coisa" na minha cabeça! E gostei tanto que fui atrás dos outros álbuns. De trás pra frente, na ordem de lançamento, inclusive!

Óbvio que em algum momento o pessoal da escola, composto majoritariamente por fãs de Metal, achou estranho (na verdade bizarro, ridículo e digno de escárnio) o fato de alguém curtir as diferentes fases da banda sem nenhum tipo de pudor! Nesta mente perturbada aqui? Nada demais, super normal.

"Tem Pra Todo Mundo" não tem nada a ver com outros trabalhos da banda. Mas tem bons momentos! A citada "8 de Abril", a balada "The One You Need", a versão de "Mais do Mesmo" da Legião Urbana (acho bem legal a versão..!) e "Alvo" são bem legais!

Como disse no início, um álbum não depende dele próprio (por assim dizer) pra ser importante pra gente. Depende do momento da vida, das lembranças que traz e de mais um monte de coisas pra ocupar um lugar especial na prateleira e na memória. E sim, gosto muito desse disco!

Publicado originalmente em 30/07/2020.


#feiramodernazine #1discopordia #viper #tempratodomundo

leia também:

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon: