• Rafa Almeida

Artigos | 40 Anos de RDP... em casa.


Live de 40 Anos da banda Ratos de Porão.
Ratos de Porão | foto: FMZ

“...por um instante deu pra fechar os olhos e imaginar esse show pondo nosso Circo Voador abaixo... Que seja logo!”



40 Anos de underground, definitivamente, não é pra qualquer um...


O relato que se segue ficará em nossa seção Artigos, mas poderia muitíssimo bem passar por uma resenha de show. Por hora, por motivos óbvios, nossa seção Ao Vivo está desativada. E vai saber quando poderemos voltar com ela (na verdade, sequer deu tempo de estreá-la nessa nova versão do FMZ). Este que vos escreve, pela idade ou qualquer outro motivo, foi capaz de acompanhar (do início ao fim) poucas lives desde que se pôs em quarentena, há pouco mais de oito meses. Mas o compromisso virtual de ontem era especial.


Há mais de um ano longe dos palcos, inicialmente devido a problemas de saúde do vocalista João Gordo e em seguida por conta da pandemia, a banda Ratos de Porão faria sua primeira live. E logo de cara, comemorando quarenta anos de atividades! As quatro décadas de estrada, na verdade, serão completadas em 2021. Porém, as atividades de aniversário haviam sido planejadas para terem início agora em 2020. E como parte das comemorações, rola o clipe de uma versão de “Crucificados Pelo Sistema”, com os também paulistas da Asteroides Trio e João Gordo (no final aqui do artigo, ok?)!


Na impossibilidade de conferir essa comemoração presencialmente, o encontro do underground nacional com um dos pedaços mais importantes de sua história teve de ser via live. E que live! Produção caprichada, interação com o público, figuras do Rock e de Hip Hop nacional deixando seus depoimentos e apresentação de Marcos Bezzi, do canal Galãs Feios (bem legal, por sinal)! O especial RDP 40 Anos também nos lembrou o tamanho e o peso que o nome Ratos de Porão tem, não só no underground, mas na cultura Pop brasileira!





Trancados no estúdio Family Mob, em São Paulo, Joâo Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) nos fizeram o favor de revisitar todas as fases da carreira do Ratos de Porão! Músicas de todos os álbuns lançados pela banda passavam diante de nossos olhos e ouvidos. E entre um riff e um refrão marcante, as histórias de shows que assistimos e dos fones cuspindo RDP em nossos ouvidos, da adolescência até hoje, vinham à memória. Afinal de contas, são quarenta anos! Estamos falando de uma discografia que nos acompanhou ao longo da vida. E isso não é pouca coisa!


Importante! O especial, transmitido e disponível no Youtube do canal Panelaço, recebeu doações para o projeto Solidariedade Vegan. Que capitaneado pelo casal Vivi Torrico e João Gordo já distribuiu dezenas de milhares de marmitas veganas e outros donativos a pessoas em situação de rua e grupos visibilizados, durante a pandemia. Só abrilhantou mais a noite! E os links e dados para quem puder contribuir estão no final do presente artigo, também!


“Eita! Começou...!”


A aula teve início com músicas do Século Sinistro, trabalho mais recente lançado pela banda, em 2014. E a viagem seguiu no sentido anti-horário, se é que dá pra chamar assim, até chegarmos em meados dos anos oitenta, no clássico absoluto Crucificados Pelo Sistema, o primeiro vinil solo lançado por uma banda de Punk Rock na América Latina! Teve “Amazônia Nunca Mais”, “Toma Trouxa”, “Beber até Morrer”, participação do rapper Rappin`Hood e, claro, teve “Crucificados pelo Sistema”!


Impressionante como tudo aquilo, todas aquelas letras soam atuais, inclusive! E nem precisa falar da alegria de rever, mesmo que virtualmente, aquelas quatro criaturas arrebentando e dando tudo no estúdio pra esfregar na nossa cara que o posto que a banda ocupa na música underground mundial não é por acaso! E, pedindo licença ao resto do Brasil, por um instante deu pra fechar os olhos e imaginar esse show pondo nosso Circo Voador abaixo... Que seja logo!


Mais que celebrar as quatro décadas do maior nome do underground nacional em atividade (e um dos maiores da música extrema mundial), a live do começo da noite de ontem nos lembrou o quanto underground é capaz de se reinventar. Ver aqueles quatro caras dando tudo ali, trancados num estúdio, enquanto nós acompanhávamos de casa - com uma tremenda vontade de estar na frente palco – renova o desejo de resistir. E dá a certeza de e que, apesar do muito que teremos pra reconstruir, a cultura produzida no underground se mantém viva, e do lado certo da história.


Assista ao especial 40 Anos de Ratos de Porão:


Assista ao clipe de “Crucificados pelo Sistema” com Asteroides Trio e João Gordo:


Conheça e colabore com o Solidariedade Vegan:

Banco Itaú

João F. Benedan

101.471.468-01

Ag3757

Conta04754-7

IDENTIFICAR:Solidariedade Vegan

Paypal:vivi.torrico@uol.com.br

Picpay:@vivi.torrico

Catarse


Mais sobre Ratos de Porão:

Site/Loja | Facebook | Instagram


Conheça o canal Galãs Feios:

Youtube | Twitter | Instagram


Conheça a Asteroides Trio:

Facebook | Instagram


Ouça RDP no Spotify:


#feiramodernazine #artigos #rdp40anos #ratosdeporão #punkrock #hardcore #saopaulo #sp #solidariedadevegan #galasfeios #live #ficaemcasa



leia também: