• Rafa Almeida

Nos Fones | Dead Fish

Atualizado: Set 4


Dead Fish

Ponto Cego (Deckdisc /2019)

Dada sua relevância pro Hardcore Nacional, o trabalho mais recente do Dead Fish caberia em qualquer canto deste fanzine. E merece ser ouvido, lembrado e celebrado como o que é: um retrato fiel dos últimos anos do país em que vivemos.

Não foi à toa que, seu lançamento, no ano passado, deixou grande parte (menos mal...) do cenário Hardcore, ao mesmo tempo que, de queixo caído, com um sorriso orgulhoso no rosto. No fundo, um disco como esse se fazia necessário para o underground nacional, há tempos. E nenhum outro nome, que não o Dead Fish, poderia tê-lo feito com tamanha competência!

Músicas como "A Inevitável Mudança", "Sangue Nas Mãos" (o primeiro single começa com "Sim, foi golpe!", simples e direto..rs), "Pobres Cachorros" e a espetacular "Sombras da Caverna" vão no fundo de nossa alma, como nação. Desenham o quadro sinistro que nos trouxe até aqui e descrevem com exatidão a tragédia que é nossa classe média.

"Doutrina do Choque" (letra incrível) e "Suv's" reforçam o discurso. "Messias" nos lembra como se formou essa legião de imbecis. E aqui, não há como não notar a triste coincidência com o que ainda teríamos de enfrentar: "A epidemia se espalhou por todos os lados / A mentira viralizou / Tornou-se real / O horizonte é o ponto cego / Quando se olha só pra si." Assustador, né? Mas não para por aí... "Sacramentada pós-verdade / Rebanho prontos pra aceitar / Criados pra matar /Aplaudindo o salvador." Sem mais, certo?

Daria pra reproduzir cada trecho de cada letra de "Ponto Cego" aqui. E estabelecer as devidas conexões com o Brasil de 2020. Na verdade, com o Brasil de 2014, 2016.. até a cagada final (...), nas urnas, em 2018. O que só reforça a grandeza desse álbum do Dead Fish!

E o fato do termo "ponto cego" aparecer em todas as letras do disco dá ao álbum mais que a ideia de unidade, ar de disco temático ou coisa parecida. Ele amarra os temas de tal forma que, o que temos é nossa história recente narrada de forma impecável! Ok, de alguma forma, já falei disso aqui. Mas "Ponto Cego" merece. Que disco!

No início disse sobre um certo orgulho dos fãs de Hardcore reagindo ao disco. E é claro que isso é ótimo. Reforça que não estamos malucos quando reivindicarmos um posicionamento minimamente sensato dos que habitam essa cena.

Ainda assim, houve quem torcesse o nariz e recorresse ao argumento bizarro do "mas eu só curto o som..." e o resto vocês já sabem. E até nisso "Ponto Cego" presta um valioso serviço! Seu lançamento ajuda a identificar os que, no fundo, entenderam muito pouco do Clash até aqui, enfim...

Outra coisa importante de "Ponto Cego" é que, ao longo do álbum, há pequenas pistas que nos lembram que há esperança. "A Inevitável Mudança" e "Não Termina Assim" são bons exemplos... e parece bacana, dada a situação, terminar assim:

"Estamos prontos pra lutar!

Estamos prontos pra lutar!

Estamos prontos pra lutar!

E não termina assim, é só o começo

Não temos medo de enfrentar o que há por vir sem nos calar

Os dias de autoritarismo terão fim!" (Não Termina Assim - Dead Fish)

Ah, sim: Se puder, fica em casa! Cuidemos uns dos outros, cuidemos dos nossos! Vai passar, ok? Nos vemos nas ruas, e do lado certo da história... Até!


Compre na Amazon.

Conheça o Dead Fish: Youtube / Facebook / Spotify


#feiramodernazine #nosfones #deadfish #pontocego

Encontre os livros mais vendidos em oferta na Amazon:

br_associates_2_300x100._CB465180671_.jp

Encontre livros em oferta na Amazon:

br_associates300x100._CB465180664_ (1).j

Ajude o FMZ a continuar difundindo arte, cultura e resistência!

Siga o FMZ e compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • Tumblr ícone social
  • Pinterest
  • YouTube
  • Spotify ícone social
  • RSS ícone social

Parceiros:

Portal Revoluta.jpg

Contribuições financeiras:

(saiba mais)

Fanzine de Niterói/RJ. Desde 2002.

© 2020 por Feira Moderna Zine.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now